top of page

Cuidado! Os seus vieses cognitivos podem estar te enganando

  • Foto do escritor: Célia Chueire
    Célia Chueire
  • 13 de mar. de 2022
  • 4 min de leitura

O tema do qual falaremos hoje está relacionado com nossa restrita capacidade em avaliar cada detalhe possível ou formar opiniões e pensamentos sobre tudo. Para economizar energia mental durante a análise das situações da vida, o nosso cérebro usa Vieses Cognitivos: interpretações pré-concebidas sobre um determinado tópico, “atalhos” de pensamento para agilizar e facilitar nossa habilidade de performar julgamentos, mas que, por vezes, podem nos levar a conclusões erradas.


Ou seja, quando estamos tentando buscar a solução para algo, por exemplo, podemos seguir um caminho a partir de alguma referência percebida (padrão/atalho), de forma a agilizar ou encurtar o tempo para se chegar a um resultado ou conclusão aceitável e plausível, mas sem garantia de validade ou veracidade, daí entra o ponto de atenção com os vieses.


Existem diversos tipos, vamos a seguir exemplificar e descrever brevemente alguns deles.


Viés de confirmação

Sabe quando você lê uma notícia no jornal, ou em algum site, e aquilo é bem compatível com sua opinião ? Ou ainda, quando você faz testes e experimentos diferentes, mas só aquele que é equivalente à sua hipótese parece ser mais verossímil.


Em todos esses casos parece haver uma hiper validação dos eventos, é como uma superposição da sua opinião pessoal com os fatos concretos, podendo dar uma sensação de proporção exagerada (aquilo que você achava certo, parece ter ficado mais ainda) e um distanciamento da realidade (cuidado para a proporção resultante não distorcer o que ocorreu de fato).


Efeito de falso consenso

Aqui nós temos uma tendência de superestimar a extensão de alguns valores pessoais como: crença, preferências e hábitos. Isto pode fazer com que se assuma que tais valores também são comuns e típicos para os outros, quase parecendo estranho quando alguém sai fora desta linha aparente, definida por você em pensamento. Também pode ocorrer quando se está em um grupo de amigos ou pessoas que pensam e agem de forma semelhante à sua, e surge a falsa impressão que outros grupos também não sejam muito diferentes.


Efeito holofote

Este viés reflete muito de como interagimos com a percepção do outro para conosco. Pense em uma situação onde você percebe que a gola de sua camiseta ficou um pouco amarrotada, você pode pensar, será que meus colegas de trabalho vão se incomodar com isso? Ou meu chefe?


O efeito aqui provocado por esse viés, não que você vá fazer nenhuma destas escolhas de propósito, é de lhe fazer pensar que mais pessoas te notam do que de fato acontece mesmo.


O mais provável é que elas estejam prestando atenção em várias outras coisas; aliás pense por você mesmo se colocando no papel inverso, será que você ficaria notando esse detalhe? Ou mesmo se tivesse visto, em pouco tempo provavelmente já estaria de volta focado nos seus afazeres.


Viés cognitivo da crença

O viés cognitivo da crença está relacionado com a tendência humana de montar argumentos, e conclusões a partir destes, de forma que suas crenças sejam validadas. Ou seja, neste caso, existe uma certa resistência em se desapegar de crenças pessoais e colocar a possibilidade de contraste com ideias contrárias às suas.


O cuidado a se ter com este tipo de viés, é a pessoa avaliar uma situação, ou um conjunto de informações, a partir da intenção em reforçar seus valores, interesses e crenças. Por exemplo, quando o indivíduo julga saber o resultado de um fenômeno de antemão, sem qualquer avaliação e raciocínio que faça contraste com seu ponto de vista.


Efeito de enquadramento

Este viés pode ser muito mais comum do que se imagina, e pode estar muito presente no seu cotidiano por um bom tempo sem que você sequer tenha notado. Isto pois, ele se relaciona muito bem com a ideia de propaganda, presente nos principais veículos de comunicação tão presentes em nosso dia a dia, como no rádio(ao ir para o trabalho), televisão(ao retornar do trabalho), ou ainda nos anúncios do YouTube.


O efeito do enquadramento combina bem com tais canais de comunicação, e não somente, mas também como tudo que pode nos ser apresentado. Um pouco semelhante à primeira impressão que temos quando conhecemos algo ou alguém pela primeira vez. Agora imagine a situação quando alguém te oferece um produto, ou uma ideia lhe é apresentada, e é essa a palavra chave aqui, a apresentação. A depender da forma como algo lhe for apresentado, o caminho da sua escolha e sua impressão podem ser completamente influenciados.


Pensamento de grupo

Aqui o centro da questão é semelhante à ideia de inércia, ou seja, com um grupo e quantidade de pessoas, pode criar-se a impressão de um ambiente confortável de ideias que não costumam mudar muito, um consenso coletivo parece sempre reinar, e ideias novas parecem não ser necessárias, afinal se ninguém parece intervir ou pontuar coisas que se destacam ou sejam muito inéditas, tudo deve estar bem.


Com esta sensação, ainda que alguém perceba um ponto a ser levantado ou uma melhoria possível que passou despercebida, é preferível não intervir com o receio de ser tratado como inconveniente.


Conclusão


Esses são apenas alguns dos diversos vieses cognitivos que existem, mas o que é interessante pontuar agora é se você identificou que tem algum dos vieses acima. Se a resposta foi sim, provavelmente a realidade pode lhe estar chegando de forma distorcida em algumas situações.


Mas calma, a sugestão primeira é que você comece a praticar um exercício, reflita sobre como os vieses podem influenciar seu pensamento e sua tomada de decisão justa.


O ponto é que compreender que eles existem, saber alguns exemplos de quais são, pode ser muito útil em perceber como eles podem nos levar a tomar decisões que talvez não sejam as melhores. Ao perceber isto, você poderá fazer um julgamento mais racional e sensato, sem que algumas parcialidades tenham muita influência em suas conclusões, e que estas por sua vez, se tornem mais precisas e acertadas.

Comments


  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Instagram Icon
bottom of page