Lifelong Learning: Você não pode parar de aprender
- Célia Chueire

- 6 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Ainda que lhe pareça familiar a sensação de estabilidade e reconhecimento no emprego, continuam tendo sua importância o aprendizado e o aprimoramento, as buscas por novos conhecimentos e perspectivas.
Num mundo que "anda" a 200 km/h, precisamos estar aprendendo o tempo todo até o final das nossas vidas: este é o conceito de lifelong learning. Assim como nos filmes de ficção científica, a abertura da imaginação para novas possibilidades faz com que inovações sejam possíveis. Ou seja, estar aberto a novas ideias e projetos, mesmo que num primeiro momento não sejam factíveis.
Quantas vezes uma nova ideia ou invenção impactou a história de uma forma inimaginável, a roda, o telefone, a bússola, entre tantos outros. O desenvolvimento humano muitas vezes pode se relacionar com as invenções performadas nas diversas eras da humanidade.
A história já tem a prova, e conosco, nos dias de hoje, não é diferente, a busca constante por conhecimento pode trazer impactos bem concretos e impressionantes.
Pode-se fazer um link com o mindfulness, com a ideia de estar sempre atento, mas podemos ir ainda além. Com aprendizado contínuo pode-se atender melhor um cliente, ter "repertório" em diferentes áreas, tornar-se habituado a combinar vários pontos de vista, etc.
Mas diante de tudo isso, é fundamental ter um norte, um senso de direção, a vontade deve estar direcionada para um ponto claro. Deve-se compreender que, para um olhar atento, o conhecimento se encontra em toda a parte, mas com foco e disciplina, pode-se adequar a busca de acordo com as necessidades presentes.
Então, para ilustrar um pouco da beleza desta perspectiva, note que mesmo em uma situação aparentemente corriqueira, muito conhecimento pode ser adquirido. A exemplo de uma viagem que é algo de entretenimento e lazer, mas que também pode ensinar novas formas de um povo interagir com o mundo, apresentar grandes paisagens enaltecendo o poder da natureza, trazer pensamentos inspiradores, e assim por diante.
A mensagem é, portanto, uma sugestão para se estar atento e presente em todo lugar, sempre com um olhar à espreita para um novo aprendizado, uma nova oportunidade para se obter novos conhecimentos. E, claro, naturalmente, ter o tempo para se recolher, registrar e desenvolver as novas descobertas.
![[Celia Chueire] Recursos GraÌ_ficos-01.png](https://static.wixstatic.com/media/49d0ee_fbb48f67fb714777addd3bfa49268b7c~mv2.png/v1/crop/x_187,y_217,w_1125,h_234/fill/w_319,h_68,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BCelia%20Chueire%5D%20Recursos%20Gra%C3%8C_ficos-01.png)



Comentários