O QUE, DE FATO, É LIDERANÇA?
- Célia Chueire

- 9 de abr. de 2022
- 3 min de leitura

Realmente, cá entre nós, alguém o sabe? De forma definitiva? Bem, um dos maiores treinadores de líderes da atualidade nesse quesito, senão o maior, John C. Maxwell, hoje com 81 anos, diz que começou a colecionar suas experiências e conhecimentos aos 22 anos de idade. Seu primeiro livro sobre o tema Liderança só foi escrito em 1992, mas seu livro preferido entre os tantos que escreveu, O Livro de Ouro da Liderança, só veio em 2008. Sob esse título, após mais de trinta anos de atuação como formador de líderes ele diz humildemente: “...continuo aprendendo e crescendo a cada dia. Espero que este processo não pare até a minha morte”. Ele reconhece o quanto aprendeu com outros líderes e que boa parte das riquezas e pérolas que ele compartilha, Maxwell atribui aos erros que cometeu. Aliás, ele usa uma frase do poeta norte-americano Archibald MacLeish (1892-1982): “ Só existe algo mais doloroso do que aprender com a experiência- é não aprender nada com ela".
Hoje em dia, o pastor, conferencista e escritor cristão John Maxwell tem mais de 60 títulos publicados em mais de 50 idiomas e promove uma certificação de liderança da mais alta qualidade na MAXWELL LEADERSHIP CERTIFIED TEAM em pelo menos 160 países. Ele conta em um vídeo que pregava sobre liderança na igreja dele, e então um empresário que o ouvia o convidou para fazer o mesmo na sua empresa. A princípio ele recusou por ser pastor com a convicção de que seu chamado era para a igreja como seu pai, mas diante da insistência ele foi, e deu no que deu. Sempre desafiador e com frases bem construídas não há nada de fake e escorregadio em suas palestras e livros.
Certa vez numa das suas primeiras conferências, o ouvinte pediu se ele poderia contar qual a fonte dos seus conceitos de liderança. Como estava numa empresa, ele então informou que ao final da palestra poderia informar a quem quisesse permanecer no salão. A maioria ficou, e ele disse, para surpresa da maioria, que sua fonte era a Bíblia. E aí entenderam por que ele era um líder e palestrante consistente, atualizado e com valores muito bem fundamentados. Por isso ouve-se sentenças tais como: Se você não tentar criar o futuro que deseja, deve suportar o futuro que obtém.
Aprender o que é ser um líder exige esforço, é preciso disposição de assumir riscos e ter um desejo apaixonado de fazer diferença, falar com o coração ao coração dos subordinados. Ele diz que é impossível separar o líder da causa que ele promove. Quando as pessoas não aceitam o líder, nem sua visão, elas buscam outro líder. O mesmo acontece quando não aceitam a pessoa dele apesar de aceitar a visão que ele tem. Muitas das vezes, o líder tem até um respaldo pois gostam da pessoa que ele é, mas sabe-se lá porque, não gostam das suas ideias, então certamente buscarão outras ideias. No entanto, um líder será sempre acatado quando aceitam a pessoa dele e sua visão.
Veja no momento político do Brasil se esses conceitos não estão valendo. Às vezes, uma pessoa em função de liderança precisa entender que seu primeiro alvo é liderar a si mesmo. Liderança não acontece pelo simples fato de se aplicar técnicas e procedimentos. Não é que eles não valham, mas é preciso considerá-los em contextos. Por exemplo, a Ph.D Carol Kinsey Goman, presidente da Kinsey Consulting Services, é uma palestrante internacional presencial e virtual para corporações, conferências, universidades e agências governamentais. Ela ajuda executivos, gerentes, empreendedores, líderes de equipe e profissionais de vendas a construir sua presença de liderança e usar a linguagem corporal para apoiar suas mensagens verbais. Carol é uma palestrante internacional requisitada em reuniões de negócios, conferências de associações, agências governamentais e universidades com clientes em 32 países. Em um dos seus 13 livros - A linguagem corporal dos líderes- ela mostra a desconfiança e o descrédito que causa numa platéia ou nos subordinados, quando a linguagem corporal do líder não é congruente com suas palavras, podendo colocar a perder todo o seu discurso.
P.K.D.Lee foi um dos diretores de departamento da Companhia Ferroviária da Índia, um conglomerado que empregava 1.700.000. No seu livro Liderando com excelência o tema é resumido assim: “Liderança não é uma prática bem-sucedida de certos princípios. Muito mais, liderança é ser um tipo especial de pessoa. Não podemos aprender técnicas para ser um líder, temos que nos tornar um tipo especial de pessoa.” O convite está feito! Ainda há muito para aprender!
![[Celia Chueire] Recursos GraÌ_ficos-01.png](https://static.wixstatic.com/media/49d0ee_fbb48f67fb714777addd3bfa49268b7c~mv2.png/v1/crop/x_187,y_217,w_1125,h_234/fill/w_319,h_68,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BCelia%20Chueire%5D%20Recursos%20Gra%C3%8C_ficos-01.png)



Comentários